Subscribe:

Pesagens

01.01.2014: 90,0 kg

sexta-feira, agosto 28, 2009

O Hormônio que engorda!

Em excesso, o estrogênio ambiental provoca várias reações que levam ao acúmulo de gordura e à dificuldade de emagrecer. Veja como evitá-lo!

O organismo da mulher produz naturalmente um hormônio chamado estrogênio, que promovem as características físicas femininas. Só que alguns produtos químicos contêm substâncias parecidas com esse hormônio e, em excesso, agem de maneira negativa no organismo. Trata-se do estrogênio ambiental, ou seja, é aquele em que as pessoas têm contato no meio em que vivem e por conta até das tarefas que realizam. Em excesso, pode causar dificuldade de emagrecer, pois diminui a quebra de gordura e a sensação de saciedade, promovendo a fome e a vontade de comer mais. Alguns produtos de cosmético, limpeza, pílulas anticoncepcionais, adubos e defensivos agrícolas também contêm essa substância.

"alguns alimentos podem ajudar o órgão a combater o estrogênio ambiental"

Esquentar Comida no Micro-ondas?

Se você tem o hábito levar de casa seu próprio almoço em tup ware para aquecer a refeição, direto na embalagem de plástico, saiba que essa prática não é recomendada. Em 2008, o New York Times divulgou resultados de testes que indicaram presença de substâncias tóxicas de ação estrogênica no plástico utilizado em recipientes domésticos, tais como garrafas, mamadeiras e potes para conservar alimentos. Segundo estudos da Universidade Missouri-Columbia (EUA), ao se esquentar recipientes de plástico, tais substância são desprendidas, contaminando os alimentos preservados no recipiente.

Combata o Estrogênio Ambiental Com a Alimentação
O fígado é responsável pelo metabolismo do estrogênio e da gordura. Alguns alimentos podem ajudar o órgão a combater o estrogênio ambiental. É o caso da linhaça e peixes de pequeno porte (sardinha, pescada, etc.), fontes de ácidos ômega-3, que neutralizam o hormônio presente em outras gorduras. Já os chás de camomila e maracujá, contêm substâncias que ajudam o corpo a diminuir a ação do estrogênio. Alimentos como brócolis, couve-flor, alho, cebola, repolho, açafrão auxiliam na eliminação de tais substâncias.

Como Evitar o Estrogênio Ambiental
Algumas ações podem ser tomadas para reduzir o contato com estrogênio ambiental. Se for usar o micro-ondas, prefira esquentar a comida no prato, ao invés de usar o pote de plástico. Procure não fazer uso de utensílios domésticos (espátulas, conchas, escumadeiras) de plástico no preparo de pratos quentes. Evite ingestão de produtos enlatados e não deixe garrafas de plástico com água na exposição ao sol por muito tempo. Outra medida para evitar o excesso de estrogênio é manter uma alimentação com produtos orgânicos, já que os demais sofrem ação dos pesticidas agrícolas.

por: Dionisio Alexandrini Neto

0 comentários:

Postar um comentário

Oi amiga, que bom que vai comentar o que escrevi!!! Obrigada :)