Subscribe:

Pesagens

01.01.2014: 90,0 kg

sexta-feira, agosto 28, 2009

O que são Fitoterápicos?

Saiba o que são fitoterápicos, sua aplicação na saúde e no emagrecimento e todas as vantagens de sua utilização!

O que é Fitoterápico?
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o fitoterápico pode ser definido como “o medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade...”.

No Brasil
O nosso país possui a maior diversidade genética vegetal do mundo, com cerca de 55.000 espécies catalogadas de um total estimado entre 350 mil e 550 mil espécies.

Há ampla tradição de uso das plantas medicinais, vinculada ao conhecimento tradicional (popular). No entanto, medicamentos homeopáticos não são considerados fitoterápicos. Quando comparado aos países europeus, o Brasil está bem abaixo no que se refere ao uso desses recursos naturais, apesar da rica biodiversidade.

No Mundo
Segundo a OMS, cerca de 80% da população mundial faz uso de medicamentos derivados de plantas medicinais. No Brasil pesquisas demonstram que 91,9% da população já fez uso de alguma planta medicinal.

A Fitoterapia
A terapia medicinal por meio do uso de plantas com propriedades terapêuticas é uma técnica existente há milhares de anos na medicina popular de diversos povos. Entretanto, para o fitoterápico ser aprovado e liberado para comercialização, é necessário decorrer por diversas etapas: a Botânica (que se refere à identificação do material vegetal); Farmacêutica (onde é definida a maneira ideal de preparo); Ensaios Biológicos (fase de testes frequentes, inclusive em animais) e Etapa Clínica (dividida em quatro partes, onde o medicamento é usado primeiro em poucas pessoas, depois em indivíduos doentes, em seguida prolonga-se o tempo de uso, para, só então, expandir o uso em um número maior de pacientes, o que vai comprovar a eficácia e funcionalidade de tal fitoterápico).

Porque Fazer Uso?
Um medicamento fitoterápico é elaborado através de plantas medicinais e seus derivados (tais como: suco, cera, óleo, extrato, entre outros), numa mistura de substâncias feita de maneira industrializada. Com o objetivo de prevenir, aliviar ou melhorar o estado patológico, além de curar doenças, o fitoterápico é, na essência, um produto que tem eficácia garantida e oferece menos efeitos colaterais e riscos ao paciente. É preciso ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados, como, por exemplo, a restrição do uso para mulheres grávidas e lactantes (em fase de amamentação), pois algumas substâncias podem interferir negativamente na fase de gestação e torna-se um fator abortivo. As plantas medicinais mais procuradas pela população são: artemísia, babosa, boldo, camomila, carqueja, catuaba, erva doce, erva cidreira, eucalipto, espinheira santa, ginseng, guaco, guaraná, hortelã, malva, quebra-pedra, romã e tanchagem.

Relação entre Fitoterápicos e Emagrecimento
Algumas plantas atuam na queima do excesso de gordura e desintoxicação do organismo. De acordo com as substâncias presentes em determinado fitoterápico, são muitos os princípios ativos utilizados para ajudar no processo de emagrecimento. A Chlorella, por exemplo, contém algas compostas por proteína, clorofila, vitamina E e complexo B que agem como complementos nutritivos, auxiliando na sensação de saciedade. Portanto, auxilia no emagrecimento, na constipação (intestino preso) e no fortalecimento do sistema imunológico.

Quem Pode Prescrever?
Desde o dia 30 de julho de 2007, quando foi publicada a Resolução nº402, os profissionais de nutrição estão autorizados a praticar prescrição de fitoterápicos oriundos de plantas in natura frescas, ou como droga vegetal nas suas diferentes formas farmacêuticas.

O nutricionista orienta seu paciente sobre como fazer o uso correto do fitoterápico, que precisa ser reconhecido e adequado às normas da ANVISA (quando industrializados). A segurança dos fitoterápicos deve ser a mesma dos medicamentos convencionais e devem ser registrados no Ministério da Saúde antes da comercialização.

Veja mais:
• Fitoterapia seus benefícios e o emagrecimento!
• Fitoterapia - Chá de Hibiscus
• Fitoterápico e perda de peso!
• Fitoterapia X Saciedade

por: Dionisio Alexandrini Neto
fonte: www.fitoterapia.com.br e www.abifisa.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Oi amiga, que bom que vai comentar o que escrevi!!! Obrigada :)