Subscribe:

Pesagens

01.01.2014: 90,0 kg

sexta-feira, agosto 28, 2009

Relação Entre Suplementação e Emagrecimento

Para que serve a Suplementação?
Entenda mais sobre a importância para o emagrecimento e a vida saudável!
O que é Suplemento?

O Conselho Federal de Nutrição (2005) define suplementos alimentares como “alimentos que servem para complementar, com calorias, e ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requer suplementação”. É correto afirmar ainda que o suplemento seja um “concentrado” de vitaminas e/ou minerais, carboidratos, proteínas ou até gorduras (ômega 3).

Qualquer Pessoa Pode Fazer Uso de Suplementos?
Sim, porém, nem todos precisam e o excesso de nutrientes, vitaminas e/ou minerais pode ocasionar problemas de saúde. Por isso, médicos e nutricionistas são fundamentais para uma análise correta sobre as reais necessidades de cada indivíduo.

Quais os Mais Procurados?
Não há um tipo de suplemento que é o “mais requisitado” ou o que “faz mais sucesso”. O que existe de fato é uma maior indicação de acordo com determinado quadro. Um bom exemplo é a recomendação de suplementos de ácido fólico para a maioria das mulheres grávidas, com objetivo de contribuir para a boa formação do feto. Para aqueles que praticam atividade física, é comum a utilização de suplementos de proteína, porém não se pode dizer que é necessário a todos.

Porque Fazer Uso?
Uma alimentação balanceada é suficiente para prover todos os nutrientes, inclusive vitaminas e minerais. No entanto, as necessidades nutricionais de algumas vitaminas ou sais minerais podem ser maiores devido a um gasto energético maior, uma ingestão menor, dificuldade de absorção ou mesmo uma necessidade naturalmente aumentada. Portanto, em alguns casos específicos, apenas as refeições podem não ser satisfatórias, sendo indicada a suplementação alimentar. O Dr. Domingo Melero Sancho, farmacêutico responsável da Farma Assist, explica o papel das farmácias de manipulação quando a suplementação nutricional se faz necessária: "Pessoas que optam por serem vegetarianas e eliminam todos os produtos animais de sua dieta, necessitam de suplementação de vitamina B12, pessoas que consomem pouco leite ou seus derivados devem tomar uma suplementação de vitamina D e cálcio. Isto sem falar das pessoas que seguem dietas de redução de peso severas ou atletas que fazem treinos intensos. A suplementação nutricional é indicada para tratar ou prevenir deficiências de nutrientes específicas de cada um. Para atender as necessidades específicas de cada um, os prescritores tem se utilizado das farmácias de manipulação que fazem medicamentos individualizados, com dosagens e formas farmacêuticas ideais. As farmácias de manipulação seguem uma legislação rigorosa da ANVISA que garante a qualidade dos medicamentos que produzem. O setor magistral no Brasil é reconhecido como um dos mais avançados do mundo".

Algumas vitaminas e minerais como as vitaminas B6 e B1 participam do processo de queima de energia no corpo. A deficiência nestas vitaminas faz com que a queima de energia seja reduzida. Quando estão presentes em quantidades adequadas, o metabolismo funciona de maneira equilibrada fazendo com que o gasto energético seja otimizado, ajudando no emagrecimento. “O nosso corpo irá acumular mais gordura se estivermos deficientes em nutrientes, isso porque o cérebro entende a gordura como um mecanismo de defesa, garantia de sobrevivência e ele só irá eliminá-la quando sentir que todas as suas necessidades (energia, água e nutrientes) forem supridas. É importante encararmos o alimento não somente como uma fonte calórica, mas principalmente de matéria prima para as nossas células trabalharem de forma adequada e aí sim ajudar no processo do emagrecimento.”, explica a nutricionista do Emagrecendo, Kelly Fu.

Quem Pode Prescrever?
A suplementação deve ser indicada e prescrita por um profissional da saúde habilitado. Conforme a Lei número 8.234, o nutricionista pode prescrever suplementos alimentares para complementar a alimentação do seu paciente e que esteja dentro de recomendações nutricionais bem estabelecidas (DRI - Dietary Reference Intake). Portanto, a suplementação deve ser utilizada de maneira adequada sem oferecer riscos à saúde, pois assim como a falta, o excesso de vitaminas (minerais, proteínas, etc.), também é prejudicial. O profissional de nutrição precisa identificar as deficiências de cada paciente para orientá-lo corretamente em sua alimentação, complementando os nutrientes que não puderem ser ingeridos na quantidade necessária.

por: Dionisio Alexandrini Neto
fonte: Conselho Federal de Nutrição e Equipe de Nutricionistas do Site Emagrecendo.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi amiga, que bom que vai comentar o que escrevi!!! Obrigada :)