Subscribe:

Pesagens

01.01.2014: 90,0 kg

sexta-feira, agosto 28, 2009

Taxa Metabólica Basal

Metabolismo


Entenda mais sobre Taxa Metabólica Basal e qual a sua importância.

O corpo é uma verdadeira máquina que precisa de energia para se manter em plena atividade. Todas as pessoas necessitam de uma quantidade calórica para o funcionamento dos órgãos (coração, pulmão, cérebro, etc.). Esse valor gasto refere-se à Taxa de Metabolismo Basal (TMB). Conseguir aumentar a taxa de metabolismo basal é um dos passos para o emagrecimento, pois mesmo quando a pessoa está em repouso, sem fazer qualquer tarefa, queima calorias graças ao trabalho do organismo em sustentar as funções vitais.

O que é a taxa metabólica em repouso (TMR)?

A taxa metabólica de repouso refere-se ao índice avaliado a qualquer período do dia, 3 a 4 horas após uma refeição. Inclui gastos com a digestão, absorção e distribuição corporal do alimento ingerido. Pesquisas apontaram que os valores da Taxa Metabólica em Repouso (TMR) aumentam como consequência da ingestão de alimento. Esse processo é nomeado de termogênese induzida pela dieta (TID), o qual define o gasto de energia necessário para a digestão, absorção, metabolismo, excreção e armazenamento dos nutrientes.

Por que preciso saber sobre a TMB?

Um dos processos para o emagrecimento é aumentar a taxa de metabolismo basal, pois assim o corpo queimará mais calorias para manter as funções vitais. Nas tabelas nutricionais dos alimentos comercializados, os valores percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 kcal. Esse índice corresponde a uma média geral, porém, a quantidade de calorias que as células do seu corpo precisa pode ser mais ou menos do que 2.000.

A manutenção do peso e eficácia no processo de emagrecimento depende da quantidade de calorias que uma pessoa deve ingerir diariamente. No caso do programa Emagrecendo, esse valor é medido em pontos. Conhecer essa necessidade energética do corpo é fundamental e o valor pode variar de acordo com cada um. Para tanto, devemos nos basear em três fatores: nível de atividade física, a taxa de metabolismo basal (TMB) e a energia essencial para digerir os alimentos.

Como é definida a TMB?

Para determinar o índice da TMB, a pessoa precisa estar em jejum de 12 horas, acordada e em repouso. Na maioria dos adultos sedentários, o metabolismo basal constitui, aproximadamente, 50% a 70% dos gastos energéticos diários. A taxa sofre influência direta de acordo com alguns aspectos, como: idade, altura, etc. A seguir, confira como cada fator é decisivo na variação da TMB:

Idade: Em geral, crianças, adolescentes e jovens têm metabolismo mais alto. Mulheres grávidas ou que estejam na fase de amamentação também possuem a taxa de metabolismo mais elevada. Com o avanço da idade, o metabolismo de todos reduz cerca de 2 a 3% por década (após os 30 anos);

Sexo: A taxa de metabolismo basal dos homens é mais alta em relação às mulheres. Eles apresentam menor quantidade de gordura corpórea e mais massa muscular (massa magra), o que requer mais energia para o metabolismo do que elas. Portanto, a TMB das mulheres é cerca de 10% menor que a dos homens;

Peso e Altura: Quem pesa mais possui necessidade calórica maior.

Além disso, outros fatores como atividade física, alimentação e procedimentos estéticos interferem e contribuem para o aumento da TMB. Confira na próxima quinta-feira, dia 22/01, a segunda parte da matéria. Não perca!

por: Dionisio Alexandrini Neto
fonte: Associação Brasileira de Nutrição: site: www.asbran.org.br; Livro Fisiologia Humana Uma Abordagem Integrada, Segunda Edição, Silverthorn, Editora Manole; Equipe de nutricionistas do site Emagrecendo.

1 comentários:

Anônimo disse...

qual a diferença entre taxa metabólica basal e taxa metabollica de repouso

Postar um comentário

Oi amiga, que bom que vai comentar o que escrevi!!! Obrigada :)