Subscribe:

Pesagens

01.01.2014: 90,0 kg

quarta-feira, julho 13, 2011

Esofagite, Hernia de Hiato, O QUE É ISSO?

Olá amiguinhas fofinhas,
meu post de hoje será MAIS UM ALERTA sobre um dos problemas que podem ser causados pela OBESIDADE ou excesso de peso.

Se você - assim como eu - acreditava não ter problema estar acima do peso se está sentindo-se bem - de saúde: sem diabetes, sem hipertensão, sem colesterol elevado... - prepara-se, você, igualmente assim como eu, está enganada.

EXPLICANDO:
Há pouco mais de 3 anos, ao fazer o exames préoperatório da cirurgia bariátrica - que graças à Deus não fiz - descobri o que imaginava: tinha gastrite, ou melhor, ainda tenho, porque não tem cura. Mas juntamente com a confirmação da gastrite descobri também que tinha (tenho) esofagite. Sim, a grande maioria das pessoas obesas ou acima do peso tem esofagite ou até mesmo hérnia de Hiato. Se você sente azia, queimação, ou determinados tipos de alimentos não lhe caem bem, e, pasmem, tosse e/ou dor no peito, você pode ter uma dessas doenças.

Quando descobri a doença, nem 'dei bola'. Mas agora, ao descobrir à causa dos meus problemas respiratórios (rinossinusite crônica), mesmo após ser medicada, não melhorei muito, pelo menos a tosse não. Então, antes de começar a tomar outro antibiótico, procurei um pneumologista que disse que esta tosse crônica é causada pela esofagite, e olha, eu nem havia dito a ele que tinha esofagite. Além disso, também me sinto mal comendo alimentos à base de farinha branca e feijões preto ou branco. Inexplicavelmente também sinto dores na garganta e há fases de muita azia.
Depois de pesquisar sobre alimentação - não vou poder comer quase nada, nem alccol, nem cigarro e nem café - e sobre a doença - que pode evoluir para Esofago de Barrett ou até mesmo Câncer no Esofago, confesso que fiquei preocupada.

ENTENDA:

Refluxo Gastroesofágico e Hérnia de Hiato
    O que é?

    Refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago, como o suco gástrico (ácido) e alimentos, para o esôfago. Quando este refluxo se apresenta de forma intensa e em vários episódios durante o dia, ele é chamado de refluxo gastroesofágico patológico. A doença do refluxo gastroesofágico ocorre devido ao funcionamento precário dos mecanismos anti-refluxo.
    O refluxo gastroesofágico apresenta uma grande incidência na população, e pode ou não apresentar sintomas, e estar ou não associado a outras doenças, como a hérnia de hiato. O refluxo gastroesofágico corresponde a 75% das doenças do esôfago.
    A hérnia de hiato é o deslizamento do estômago em direção ao esôfago, sendo que esta alteração anatômica ocorre devido à diferença entre a alta pressão dentro do abdome em relação à baixa pressão dentro do tórax. Acredita-se que a incidência de hérnia de hiato seja de 5 casos para cada 1000 habitantes. A presença da hérnia de hiato confirma a fraqueza da musculatura do diafragma, que é responsável pela manutenção do mecanismo anti-refluxo.




(Fonte: http://www.drfernandovalerio.com.br/)

Sintomas

* Azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta;

* Dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio;

* Tosse seca;

* Doenças pulmonares de repetição como pneumonias, bronquites e asma.

Fatores de risco

* Obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece;

* Refeições volumosas antes de deitar;

* Aumento da pressão intra-abdominal;

* Ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.
(Fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/doenca-do-refluxo-drge/)

0 comentários:

Postar um comentário

Oi amiga, que bom que vai comentar o que escrevi!!! Obrigada :)