Subscribe:

Pesagens

01.01.2014: 90,0 kg

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Dieta dissociada


O que propõe

O principal conceito dessa dieta é não combinar proteína animal e carboidrato na mesma refeição. "Assim as pessoas conseguem consumir, e bem, os principais itens de cada grupo alimentar, perdendo peso com saúde", justifica o endocrinologista João César Castro Soares, de São Paulo.
“Quando se mistura carboidratos com proteínas, as pessoas demoram mais para ter saciedade e por isso comem mais, já que não enjoam, fazendo com que o aparelho digestivo fique sobrecarregado”, complementa o médico.
Outra desvantagem apontada pelo endocrinologista em decorrência dessa combinação é a propensão a armazenar gordura no organismo. “Isso ocorre porque consumir proteína animal e carboidrato ao mesmo tempo aumenta a liberação do hormônio insulina que é responsável por inibir a enzima lípase, responsável pela quebra da gordura. Conclusão: sem esse mecanismo, a tendência é aumentar a reserva de gordura corporal”, argumenta.
 

Como é feita

No café da manhã é indicado comer uma fatia de pão de forma integral, com geléia diet e uma fruta. No meio da manhã, assim como no meio da tarde, é bom comer uma fruta, uma barra de cereais (sem açúcar), um iogurte ou uma gelatina diet.
No almoço, deve-se priorizar alimentos ricos em carboidratos (massas, batatas, arroz e seus derivados) que dão energia e são queimados com as atividades diárias, evitando a perda de massa muscular. O ideal é dar preferência para os itens integrais como arroz, macarrão e pão integrais e ainda batata doce e mandioca, que possuem um índice glicêmico mais baixo, logo têm o seu metabolismo pleno.
No jantar é recomendado lançar mão das proteínas, encontradas em carnes de todos os tipos (vermelha, de frango, de peixe), ovos e queijos. “Pois trazem saciedade e evitam aquela compulsão típica do horário”, justifica o médico João César, que recomenda filé mignon ou lagarto, filé de frango (sem pele), salmão, sempre acompanhados de verduras e legumes.
Antes de dormir ainda fica liberado uma xícara de leite desnatado ou uma fruta. Iniciar as principais refeições com bastante salada, para saciar a fome e garantir a ingestão de fibras, é premissa desse cardápio.
Além dessas orientações, na dieta dissociada o açúcar não deve ser consumido, com raras exceções, e ainda é recomendado que a pessoa faça seis refeições, evitando longos períodos de jejum (no máximo três horas), que predispõem a compulsão alimentar.
 

Promessa

A dieta dissociada permite até 10% da redução do peso atual por mês.

Contraindicação

“Comer proteínas com carboidratos ajuda na absorção de aminoácidos e evita que a proteína seja usada como fonte de energia, o que previne a perda de massa muscular”, lembra a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, de São Paulo. E a endocrinologista Adriana Moretti, de São Paulo, enfatiza: “para preservar a saúde, o ideal é que em cada refeição se consuma pelo menos um alimento de cada um dos grupos de nutrientes e não separá-los”. Os vegetarianos podem substituir a parte de proteínas por carboidratos. Quem tem doença celíaca (alergia a glúten), deve consumir somente alimentos permitidos pelo seu médico.

Eu fiz

“Conheci a dieta dissociada em um SPA, onde segui o cardápio por 15 dias. Ao sair, retomei minhas atividades normalmente, mas há dois meses continuo a não misturar proteína animal e carboidrato e procuro comer a cada três horas. O que mais gosto é a praticidade e facilidade de associar as comidas, além de ser uma dieta que trabalha com hábitos alimentares, transforma completamente os costumes e não tem enfoque apenas na perda de peso. Não foi fácil, tive que me submeter a algumas mudanças complicadas como ter de aprender a parar de comer arroz, feijão e bife, por exemplo. Em 35 dias emagreci 15 kg, fui dos 95 para os 80. E desde que me propus a seguir esse cardápio, venho mantendo, sem dificuldade. Continuo fazendo e provavelmente não deixe de fazer tão cedo, pois além de simples e fácil, é garantido. Me sinto bem e com disposição.”
Lito Fernandes, 39 anos, biólogo de São Paulo
[http://boaforma.uol.com.br/dietas/dieta-dissociada.htm]

0 comentários:

Postar um comentário

Oi amiga, que bom que vai comentar o que escrevi!!! Obrigada :)