Subscribe:

Pesagens

01.01.2014: 90,0 kg

quarta-feira, março 06, 2013

ALIMENTO FUNCIONAL X NÃO FUNCIONAL

Blog muito interessante
http://www.mundomaisorganico.com.br/?tag=alimentos-funcionais


ALIMENTO FUNCIONAL X NÃO FUNCIONAL
EX: ARROZ INTEGRAL X ARROZ BRANCO (refinado)
     O ARROZ INTEGRAL é envolto por uma película que é justamente o que o mantém integral. Esta película segura o germe do grão que juntos formam uma dupla designada FARELO. Os farelos são ricos em vários compostos ativos, entre eles as fibras (que estimulam o funcionamento intestinal), os fitatos (que protegem o organismo do depósito de chumbo (trabalho do Dr. Jaime-Amaya – Unicamp), os ácidos graxos insaturados, as proteínas e vitaminas B1 principalmente. Podemos então considerá-lo um alimento funcional. O ARROZ BRANCO, por sua vez, não contém esta película porque ela foi retirada no processo da refinação. Portanto, este arroz não contém farelo, não podendo ser indicado como alimento funcional.
     Veja alguns alimentos que contêm substâncias biologicamente ativas:
- Farelos (trigo, aveia, arroz) – ricos em fibras – estimulam funcionamento intestinal, reduzem o colesterol.
- Chá verde (green-tea) – rico em polifenóis – previnem o câncer e doenças do coração.
- Vegetais crucíferos (brócolos, repolho, couve-de-bruxelas, rabanete, couve-flor) – grandes quantidades de glicosinolatos – previnem o câncer.
- Peixes de água fria (atum, salmão) – ricos em Ômega 3 – reduzem colesterol e doenças do coração.
- Frutas cítricas – ricas em limoneno – previnem o câncer, fortalecem o sistema imunológico.
- Alho, cebola – contem alicina – estimulam o sistema imune, varredores de radicais livres, reduzem colesterol e triglicérides.
- Produtos lácteos (iogurte, queijo, ricota) – pré e próbióticos – melhoram a flora bacteriana.
- Linhaça – contem lignana – modulam o sistema imune, reduzem colesterol e diminuem o risco de doenças cardiovasculares.
     Então, bastaria seguir os conselhos de um nutricionista de comer pratos multicoloridos e seguir uma dieta variada e equilibrada para termos boas chances de manter a saúde?!!
     O desenvolvimento da sociedade industrial e a vida nas grandes cidades produziram gerações de sedentários estressados e com péssimos hábitos alimentares que se acostumaram com a praticidade dos alimentos industrializados e que buscam através dela suprir suas deficiências nutricionais e mesmo evitar doenças. Nestes casos, encontramos no mercado alguns alimentos “enriquecidos” que classificamos como suplementos dietéticos funcionais:
- leite longa vida acrescido de Ômega 3.
- farinhas acrescidas de fibras.
- vinagre com acerola (produto Sanavita).
- fórmulas à base de proteína isolada de soja com dosagens adequadas de isoflavonas.
     Ainda assim, sugere-se que sejam incluídos, diariamente, na dieta alguns alimentos que podemos naturalmente classificar como funcionais para que você possa desfrutar dos benefícios atribuídos à sua saúde!!
Fonte: Revista NutriWeb

0 comentários:

Postar um comentário

Oi amiga, que bom que vai comentar o que escrevi!!! Obrigada :)