Subscribe:

Pesagens

01.01.2014: 90,0 kg

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Dieta dos Nutrientes

Dieta dos Nutrientes


Thamires Andrade



  • No cardápio da dieta dos nutrientes só são permitidos verduras, legumes, frutas e leguminosas

O que propõe

A princípio a polêmica dieta dos nutrientes, proposta pelo médico norte-americano Joel Fuhrman no livro "Eat to live" (ed. Little Brown, sem edição no Brasil), parece um sonho realizado, pois ao contrário da grande maioria das dietas, não é preciso contar as calorias dos alimentos inseridos no cardápio. Fuhrman defende que não importa a quantidade dos alimentos ingeridos, mas sim a qualidade.
Portanto, esqueça os doces e fast-foods. No cardápio da dieta dos nutrientes só são permitidos verduras, legumes, frutas e leguminosas. Até mesmo os alimentos de origem animal, como leite, carnes e queijos estão proibidos, além de a quantidade de refeições diárias se limitar a três, sem lanchinhos intermediários.
O autor acredita que o emagrecimento é um resultado do que a pessoa come e não da quantidade de alimentos listados no cardápio. "Portanto ele indica alimentos 'certos' que promovem maior saciedade para que a pessoa não sinta fome e consiga perder peso", explica Antonio Pedro Tavares, nutricionista da NutriCore.
Fuhrman culpa os alimentos que chama de inflamatórios pela epidemia de obesidade mundial. "Ele considera nessa lista alimentos de origem animal, óleos e todas as fontes alimentares de carboidratos de alto índice glicêmico, que são rapidamente transformados em glicose no sangue, diminuindo a sensação de saciedade", destaca Tavares.

Como é feita

O cardápio da dieta dos nutrientes se limita a verduras, legumes, frutas e leguminosas, o que é visto com bons olhos pelos nutricionistas, pois esses alimentos são ricos em micronutrientes, como vitaminas e minerais, além de ter poucas calorias, ao contrário dos alimentos densamente energéticos, como os industrializados e ricos em gordura e açúcar.
Segundo Lenycia Neri, nutricionista da Nutri4Life, vários estudos comprovam que acrescentar verduras, legumes e frutas na dieta ajudam na prevenção de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes, diversos tipos de câncer e até mesmo a obesidade. No entanto, a grande maioria dos nutricionistas é contra retirar completamente do cardápio os alimentos de origem animal, como carnes, leite e queijos, como proposto na dieta. "A carne é rica em diversos nutrientes, como ferro e zinco, já o leite é a principal fonte de cálcio na dieta humana", explica ela que indica a substituição da carne por cortes magros e o do leite integral pelo  desnatado.

Fuhrman acredita que para perder peso não é necessário passar fome, mas sim comer a quantidade desejada dos alimentos permitidos. No entanto, a quantidade de refeições diárias é limitada a três, o que também não é considerado ideal pelos nutricionistas."Quanto mais fracionada a dieta, melhor é a absorção de nutrientes, além de gerar equilíbrio dos hormônios que são influenciados pela ingestão alimentar", explica Tavares.
Como a dieta é considerada muito restritiva, o ideal é seguir o cardápio por no máximo 30 dias.

Promessa

Por ser uma dieta bastante restritiva, a média de perda de peso fica entre sete quilos no primeiro mês da dieta. E de três a quatro quilos nos meses posteriores.

Contraindicação

Na publicação Fuhrman afirma que a dieta pode ser feita por qualquer pessoa, pois os altos níveis de consumo dos alimentos propostos supriria qualquer possível deficiência nutricional. No entanto, Tavares alerta que qualquer dieta que restrinja grande quantidade de alimentos, como esta, consegue ser viável por muito tempo, especialmente sem qualquer tipo de suplementação, como o autor defende.

Veja o cardápio elaborado por Tavares para seguir a dieta:
Café da manhã
Opção 1
Uma maçã assada, dois damascos, duas nozes, ½ cacho de uvas e ½ batata doce cozida  
Opção 2
Uma banana cozida com uma colher de chá de canela em pó, uma fatia de pão 100% integral com patê de grão de bico e uma laranja inteira
Almoço
Opção 1
Cerca de 250 gramas de vegetais verdes crus, duas fatias de tomate, três cenouras cruas picadas, uma xícara de alface picada, uma colher de chá de azeite extra virgem e três colheres de sopa de lentilha cozida. De sobremesa, morangos.
Opção 2
Cerca de 250 gramas de vegetais verdes crus, uma colher de sopa de molho de soja com baixo teor de sódio, uma colher de chá de óleo de linhaça, três colheres de sopa de grão de bico e duas xícaras de cogumelos cozidos. De sobremesa, uma colher de sopa de abacate.

Jantar
Opção 1
Cerca de 250 gramas de vegetais verdes crus, uma colher de sopa de extrato de soja, duas colheres de sopa de feijão, uma xícara de brócolis cozido, ½ xícara de trigo integral e uma colher de sopa de semente de linhaça. De sobremesa, abacaxi em fatias.
Opção 2
Cerca de 250 gramas de vegetais verdes crus, uma colher de sopa de molho light, duas colheres de sopa de soja cozida, uma xícara de milho cozido, três colheres de sopa de arroz integral e uma colher de sopa de amaranto em flocos. De sobremesa, melão em fatias


[http://boaforma.uol.com.br/dietas/dieta-dos-nutrientes.htm]

0 comentários:

Postar um comentário

Oi amiga, que bom que vai comentar o que escrevi!!! Obrigada :)