Subscribe:

Pesagens

01.01.2014: 90,0 kg

sábado, junho 15, 2013

Enfim...engordei 5 quilos! Reiniciando a RA

Olá pessoal!
Fazia tempo que não aparecia, mas este blog nunca vai fechar, já que minha jornada para emagrecer é uma constante em minha vida.
Quem tem o biotipo tendencioso à engordar sabe bem do que estou falando...as emoções, as situações, enfim, a vida, nos engorda, ou melhor, nos 'facilita' a engorda, porque a culpa é toda e somente nossa. Apesar de sabermos disso tudo, não é fácil lidarmos com tudo isso e basta alguma mudança, positiva ou negativa, para os ponteiros da balança entrarem em 'quase' colapso. Foi o que aconteceu comigo nesses últimos três meses. Não é desculpa, apenas relato de 'case': mudei de emprego, estou ultra, mega feliz com isso, graças à Deus está uma delícia e estou partindo para o último semestre da faculdade de Administração. Muitas mudanças positivas de uma só vez, e com elas, um grande turbilhão de emoções e ansiedades, já viram né?!

O início da 'engorda'

Na Universidade onde estou trabalhando podemos almoçar nos restaurantes universitários, tipo bandejão, a comida saí super barato, mas é riquíssima em sódio. Após almoçarmos a sensação é de inchaço, automático. Comi lá quase um mês direto, e a balança disparou. De lá para cá, com a ansiedade do 7º semestre da faculdade, trabalhos e TCC, comecei a comer tudo o que dava na 'telha', então não posso me lamentar. Nunca fui de beliscar, mas comecei a passar muito mal, minha glicemia estava caindo sem explicação. Para evitar isso, comecei a beliscar a cada 2hrs, mas só porcaria, e acabei acostumando com isso. Parei de passar mal, fiz um exame TTG, que não apresentou nada de alteração e acabei engordando um pouco mais.

Chega! Está na hora de acordar!

Percebi as roupas começarem a ficar apertadas, um sinal vermelhíssimo de alerta máximo. Todas as manhãs mesmo sendo doloroso, monitoro meu peso, e verifiquei a balança aumentar de 78kg para 83kg, cinco quilos. É desesperador. Então, está na hora de fazer alguma coisa, logo!

Regra básica: se conheça bem

Já compreendi que nessas horas não adianta sair como louca fazendo qualquer dieta da moda. É hora de colocar a cabeça no lugar, identificar os motivos que fizeram com que engordasse, focar-se em emagrecer, da necessidade, mas com saúde. Para isso é preciso estabelecer um programa alimentar balanceado, contando calorias ou outro que seja, cada um deve ter o seu 'esquema'. Feito isso, é hora de comprar os alimentos certos, preparar as 'marmitinhas' - porque dá sim para fazer RA no trabalho, e seguir em frente.

Por que começar na segunda-feira?

Apesar de parecer desculpa ou brincadeira, é sim inteligente escolher a segunda-feira para começar. Nosso cérebro está condicionado a entender este dia como sendo o início de um ciclo. Também tem o final de semana para a programação. É bem coerente e pertinente começar na segunda-feira.

Como vou emagrecer?

Comprei potes de vidro herméticos para levar caldos para o trabalho - vou almoçar caldo ou sopas, e também um vidrinho para levar o temperinho da salada. Para que seja um pouquinho mais balanceada a refeição, estou pensando em levar uma proteína para acompanhar: carne vermelha (filé), frango ou peixe. Nos intervalos vou comer queijo amarelo, que tira a fome e por ser proteína ajuda na eliminação da gordura. É isso aí: consumir gordura sem carboidrato ajuda a queimar a própria gordura do corpo, mas sem carbos, porque o corpo só terá a própria gordura reservada para queimar e terá que gastar mais energia (calorias) para queimá-lás.
O que eu faço não é aleatório é programado e fundamentado em tudo o que já pesquisei sobre nutrição, apesar de não ser especialista (academicamente falando) no assunto.Depois de tantos anos acho que aprendi alguma coisa, mas nem por isso posso dizer que é fácil manter-se regrada, eis o grande dilema. Sei o que é certo, mas para seguir é outra história.

Resumo da história

Engordei 5 quilos em 3 meses. Segunda-feira recomeço minha RA. Na fase inicial vou de caldo, salada e proteína. Quem me acompanha?
Monitoramento do meu peso: clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi amiga, que bom que vai comentar o que escrevi!!! Obrigada :)